adm@perosini.com.br

Boletins

Conflitos nas organizações - uma visão otimista

 

O objetivo deste trabalho é mostrar o conflito nas organizações como sendo um estimulo positivo e produtivo que possibilitar promover a comunicação aberta e democrática no processo decisório. É necessário que o gestor saiba usar o conflito para estimular a participação ativa das pessoas nas tomadas de decisões.

O conflito nas organizações existe desde o inicio da humanidade, fazem parte do processo de evolução dos seres humanos e são necessários para o desenvolvimento e o crescimento de qualquer sistema, seja social, político ou organizacional. (NASCIMENTO, 2002).

O conflito é um elemento importante nas organizações que se faz necessário conhecê-lo para melhor identificar as causas e poder auxiliar as partes a se chegar ao acordo. Alguns autores vêem o conflito como algo negativo nas organizações, e que podem afetar negativamente as partes envolvidas. O conflito em sua abordagem tradicional é assustador e que todos gostariam de evitar.

O conflito nas organizações é um processo que tem inicio quando uma das partes percebe que a outra afeta, ou pode afetar, negativamente, alguma coisa que a primeira considera importante. (ROBBINS, 2005).

O conflito deve ser percebido pelas partes envolvidas, pois, sua existência ou não, é uma questão de percepção. A oposição ou incompatibilidade e alguma forma de interação são outros fatores comuns nas definições de conflito, pois, estabelecem as condições que determinam o ponto inicial do processo. É necessário que seja esclarecidas as maneiras de administrar os conflitos nas organizações a fim de que o gestor possa interagir de maneira construtiva, apoiando os objetivos do grupo.

Segundo Montana (2005) “O conflito no ambiente organizacional é definido como a divergência entre duas ou mais partes, ou entre duas ou mais posições, sobre como melhor alcançar as metas da organização”.      

O conflito é fonte de idéias novas, podendo levar a discussões abertas sobre determinados assuntos, o que se revela positivo, pois permite a expressão e exploração de diferentes pontos de vista, interesses e valores. Em alguns momentos, e em determinados níveis, o conflito é considerado necessário nas organizações. Assim, os conflitos não são necessariamente negativos, é a maneira como lidamos com eles é que pode gerar algumas reações danosas. Os conflitos são considerados fundamentais pelo papel que desempenham na vida das pessoas e nas organizações, portanto é possível constatar que nenhuma organização está livre de conflitos, praticamente toda a empresa sofre e se beneficia com eles. Os conflitos são responsáveis por sérias ameaças à estabilidade da organização, mas também podem agir de maneira construtiva estimulando o potencial de inovação. Podemos ressaltar que o conflito é uma força constante dentro da organização e procurar administrá-lo trará resultados positivos para empresa, isso quer dizer o sucesso na organização.

 

Autor: Elke Janaina dos Santos Queiros