A gestão de Recursos Humanos, conhecida pela sigla “RH” tem como objetivo definir métodos, técnicas e modos de lidar com as pessoas nas organizações.
No RH, analisa-se o comportamento de cada colaborador e potencializa seus pontos positivos, talentos, suas habilidades.
A Gestão de RH tem um papel estratégico de atrair, reter e motivar as pessoas de acordo com os objetivos e metas da empresa.
A Gestão de Recursos Humanos é dividida em diversas funções e atividades que estão resumidas abaixo:
– Planejamento de Recursos Humanos;
Determina o que deve ser feito para selecionar os colaboradores necessários para atingir os objetivos da empresa.
– Recrutamento e Seleção;
Atrair colaboradores para determinados cargos, podendo ser internamente ou externamente; e escolher as pessoas mais adequadas conforme as necessidades da empresa.
– Integração dos Recursos Humanos;
Integrar os funcionários na empresa.
– Análise e descrição de funções;
Analisar e definir tarefas, responsabilidade e obrigações de uma função.
– Avaliação de desempenho;
Analisar o comportamento do colaborador de acordo com sua função.
– Remunerações e incentivos;
Definir salários e recompensas para motivar os empregados que demonstrarem performance acima da expectativa.
– Higiene e segurança no trabalho;
Definir normas e procedimentos para a proteção da integridade física e mental do colaborador.
– Formação profissional e desenvolvimento pessoal;
Desenvolver a capacidade, o conhecimento e a educação do colaborador.
– Análise, controle e auditoria de recursos humanos.
Avaliar a gestão pessoal da empresa.